segunda-feira, 4 de outubro de 2010

FESTIVAL ASSIM VIVEMOS

PROGRAMAÇÃO BELO HORIZONTE 15 A 21 DE OUTUBRO!!!

Sexta (15/10)

Sábado (16/10)

Domingo (17/10)

Segunda (18/10)

Terça (19/10)

Quarta (20/10)

Quinta (21/10)

14 horas

Somos todos Daniel

Sentidos à flor da pele

Sheri e Paul + Corações

Mundo dos ingênuos + Jinok vai para a escola

Pindorama

Simon + Como você ousa?!

Vozes de El-Sayed

16 horas

Mundo Asas

Vozes de El-Sayed

Simon + Como você ousa?!

Mundo Asas

Sentidos à flor da pele

Somos todos Daniel + Debate

Sou surdo e não sabia

18 horas

Pindorama

Sou surdo e não sabia

O vôo da cegonha + Borovichok

Ofensas Verbais + Omar, você aceita minha deficiência?

Sheri e Paul + Corações

Debate

Debate



SINOPSES DOS FILMES:

Somos todos Daniel (Dir. Jesse Heffring / Canadá / 92′) – PROGRAMA 1

No verão de 2007, estudantes da Escola Summit de Montreal, com deficiências intelectuais, emocionais e comportamentais, ensaiam uma complexa peça de teatro musical. A peça conta a jornada de um estudante com autismo que chega em uma nova escola. As belas e desajeitadas performances desses estudantes expõem uma profunda e perturbadora verdade. Eles não são diferentes de nós, não querem a nossa piedade, querem nos mostrar quem são, e ser compreendidos. O documentário acompanha os ensaios da peça, dando destaque a seis dos estudantes, seus pais e professores. Autismo, Aspergers, Síndrome de Down, TORCH Syndrome, A.D.D., suas manifestações e conseqüências são reveladas. Essa jornada, em que às vezes a ficção se mistura com a realidade, revela a beleza desse jovens, suas habilidades e o fascinante efeito de sua honestidade.

Mundo Asas (Dir. Leon Gieco, Sebastian Schindel, Fernando Molnar/Argentina/90′) PROGRAMA 2

Este é um filme de estrada. Músicos, cantores, dançarinos e pintores; todos importantes artistas com diferentes capacidades e diferentes deficiências expressam suas visões de mundo, acompanhados pela voz, talento e experiência de Leon Gieco, numa turnê por várias cidades argentinas. Durante esse tempo, histórias de amor e relações humanas se revelam como prova de que a integração é possível. Uma maravilhosa experiência musical sobre superação de dificuldades e amor, que começa por nomear e reconhecer as pessoas por suas capacidades.

Pindorama (Dir. Roberto Beliner, Lula Queiroga e Leo Crivellare / Brasil / 81′) PROGRAMA 3

Uma família de circo como outra qualquer, que mora, vive e trabalha numa casa que anda. Assim é a vida de Charles, Zuleide, Gilberto, Cleide, Rogério, Claudio e Lobão, sete anões irmãos, descendentes do mítico palhaço Pindoba, “o menor e mais engraçado palhaço do mundo”. Juntos, eles formam o circo Pindorama, uma trupe que circula pelo sertão nordestino, despejando alegria, risos, nos dando aula de fraternidade e conquistando os corações do Brasil.

Sentidos à flor da pele (Dir. Evaldo Mocarzel / Brasil / 80′) PROGRAMA 4

Sentidos à Flor da Pele acompanha a rotina de vida de pessoas com deficiência visual que atuam de modo nada convencional no mercado de trabalho. Vivemos em um mundo cada vez mais dominado por imagens. A perda parcial ou total da visão promove um aprofundamento na fruição dos outros sentidos, que se tornam muito mais aguçados. O tema principal do filme são as capacidades, habilidades, inúmeras possibilidades de inclusão, também estímulos, compreensão e a luta contra todo tipo de preconceito.

Vozes de El-Sayed (Dir. Oded Adomi Leshem / Israel / 75′) PROGRAMA 5

No pitoresco deserto israelense de Negev encontra-se a aldeia beduína de El-Sayed, que possui o maior percentual de pessoas surdas do mundo. Lá, ninguém usa prótese auditiva, porque em El-Sayed a surdez não é considerada uma deficiência. Através das gerações, foi se desenvolvendo uma língua de sinais única, fazendo desta a língua mais usada nessa rara sociedade que aceita a surdez como algo tão natural quanto a vida. A tranqüilidade da aldeia é interrompida pela decisão tomada por Salim de mudar o destino de seu filho surdo e fazer dele um ouvinte por meio da operação de implante coclear.

Sou surdo e não sabia (Dir. Igor Ochronowicz / França / 70′) PROGRAMA 6

Por vários anos, Sandrine não sabia que era surda. Surda de nascença, ela é filha de pais ouvintes. Chegou a freqüentar a escola regular, e lá se perguntava como os outros compreendiam o que a professora estava tentando transmitir. Como uma pessoa surda descobre que pessoas se comunicam através de sons, que o movimento dos lábios que eles vêem produz palavras e comunicação? Esse documentário olha para a questão a partir de dentro, pela perspectiva de Sandrine e sua história verídica. Paralelamente ao relato da autonomia conquistada com a Língua de Sinais, o filme levanta a discussão sobre a conveniência do implante coclear e da oralização de crianças surdas.

Sheri e Paul (Dir. Anthony Di Salvo / EUA / 11′) PROGRAMA 7

Um casal faz reflexões pessoais sobre amor e casamento nesse singelo e tocante filme-retrato. Sheri Pearl e Paul Kiok, duas pessoas com deficiência intelectual, sentam em frente a câmera e, cada um a seu modo, falam com franqueza sobre seu relacionamento e os sentimentos que experimentam três meses depois de terem se casado.

Corações (Dir. Øyvind Sandberg / Noruega / 60′) PROGRAMA 7

Uma movimentada e reflexiva história sobre Kåre Morten, um jovem com síndrome de Down, sua namorada e um amigo, também com Down. Kåre e Maybritt ficam noivos, para o desespero de sua mãe. Um dia, Maybritt descobre que Kåre Morten não está usando sua aliança… E se instala o conflito. O filme acompanha alguns dias da vida de Kåre, em seu trabalho, no cotidiano compartilhados com um amigo, que tem um temperamento diametralmente oposto ao seu, nos encontros com a namorada e nas difíceis conversas com sua mãe.

Simon (Dir. Régis Roinsard / França / 36′) PROGRAMA 8

Simon, um rapaz tetraplégico de vinte e cinco anos, vive com sua mãe. Seus destinos parecem estar ligados para sempre: Simon quer sua independência tanto quanto a de sua mãe. Mas antes de conquistá-la, passa por algumas experiências um pouco radicais, como enfrentar, só com sua cadeira, a estrada perto de sua casa e estudar as estrelas de um modo inusitado.

Como você ousa?! (Dir. Lizka Assa e Uri Shin / Israel / 52′) PROGRAMA 8

Nada poderia impedir Hanni de realizar seus sonhos, nem mesmo uma doença neurológica fatal com o diagnóstico de apenas mais dois anos de vida. Ela luta contra o sistema, supera as dificuldades financeiras e constrói uma nova carreira. O filme “Como você ousa?!” acompanha uma mulher forte e inspiradora em sua atribulada jornada, e mostra seu encontro com o físico Stephen Hawking, que foi atingido pela mesma doença. Ao longo dessa “segunda metade” de sua vida, duas magníficas surpresas deixam todos à sua volta perplexos e eufóricos.

Ofensas verbais (Dir. Jerry Smith / EUA / 26′) PROGRAMA 9

Um grupo de ativistas com deficiência intelectual reagem ao uso da palavra ” Celebretard”, um trocadilho que mistura “celebridade” com “retardado”, que um grupo de teatro de Mineápolis inadvertidamente inventou para batizar uma cerimônia supostamente positiva. O grupo dá voz a um grande número de cidadãos e discute questões de adequação de linguagem e direitos humanos.

Omar: Você aceita minha deficiência? (Dir. Rita Lalaou, Patrice Barrat / França / 54′) PROGRAMA 9

Omar Koussih tem 19 anos e sofre de amiotrofia espinhal. Ele mora em Rabat, capital do Marrocos, com sua família, e usa a maior parte de seu tempo para escrever poemas. Na primavera de 2007, Omar escreveu para a TV Madmundo pedindo ajuda para promover os Direitos das Pessoas com Deficiência. Assim se inicia a história do filme: “Omar: Você Aceita Minha Deficiência?” Educação, trabalho, acesso às necessidades do dia-a-dia… o filme trata de todos esses assuntos enquanto acompanha Omar em sua pesquisa pelo Marrocos, França, Japão e Estados Unidos. Nesse percurso, ele realiza um de seus sonhos: assiste ao vivo a um jogo do Barcelona em seu próprio estádio, e conhece pessoalmente alguns dos jogadores da equipe.

O vôo da cegonha (Dir. Laly Cataguases / Brasil / 15´) PROGRAMA 10

Criança surda vê seu espaço ameaçado com a chegada do irmãozinho. Inspirado no filme “O bebê e a cegonha”, de 1911, de D. W. Griffith, precursor do cinema narrativo nos Estados Unidos.

Borovichok (Dir. Serguei Loukiantchikov Bielorrússia e Polônia / 52′) PROGRAMA 10

Andreika nasceu com deficiência física e mental e sua mãe o abandonou num orfanato onde ele viveu por cinco anos. Depois disso, sua mãe o trouxe de volta para casa, onde ele é a sexta criança da família. Eles vivem em uma pequena aldeia da Bielorússia onde Andreika sente-se feliz agora.

Mundo dos ingênuos (Dir. Tofik Shakhverdiev / Rússia / 24′) PROGRAMA 11

Esse filme compara e contrasta a noção de deficiência da Velha Rússia, a de que as pessoas com deficiência estavam perto de Deus, com uma realidade atual bem mais cruel: frequentemente, pessoas com Síndrome de Down não são permitidas na igreja. Por que a sociedade não esta pronta para aceita-los? Esse filme fala sobre pessoas ingênuas e gentis, que vivem num mundo paralelo, partindo, esteticamente, de um belíssimo quadro da Santa Ceia pintado com modelos com Síndrome de Down posando no lugar dos personagens bíblicos.

Jinok vai à escola (Dir. Jin-yeu KIM / Coréia do Sul / 54′) PROGRAMA 11

O filme focaliza a vida da família de Jin-ok depois de se casar, dar a luz e criar sua filha Seo-kyoung. Fazer um documentário sobre o progresso de um único indivíduo é um processo lento que, nesse caso, permitiu ao diretor registrar a intimidade da vida do casal com sua filha. Jyn-ok, uma mãe típica que deseja educar bem sua filha, faz um esforço para se transformar numa corretora de seguros e uma conselheira para assuntos de violência sexual contra mulheres com deficiência. O documentário ajuda espectadores sem deficiência a se livrarem da piedade ou preconceito que possam ter em relação às pessoas com deficiência e dá a estas um estímulo ao mostrar a vida ativa de Jin-ok.

DEBATES:

Quarta-feira (20/10) às 17:30 horas – Autista e Artista. Motivado pelo filme Somos todos Daniel. Convidados à confirmar

Quinta-feira (21/10) às 17:30 horas – Surdo: Sinalizado ou Oralizado. Motivado pelos filmes Sou surdo e Vozes de El-Sayed. Convidados à confirmar.

LOCAL: Cineclube Savassi – Rua Levindo Lopes, 358, Savassi - próximo à Av. do Contorno. Tel.: 3227-6648

Contato: festival2010@assimvivemos.com.br

Site: www.assimvivemos.com.br

TODAS AS EDIÇÕES TERÃO ENTRADA FRANCA!!!

2 comentários:

  1. OLÁ FAMÍLIA LAIS!

    Estamos aqui para convidá-los para o Festival de Filmes sobre Deficiências! Fiquem atentos à data, que já está chegando!!!
    Vamos votar nos melhores dias e horários para irmos! Caso nem todos possam ir no mesmo dia, nos dividimos em grupo.

    Após a Mostra, que tal fazermos um Debate Virtual comentando sobre os filmes assistidos???

    CONTAMOS COM A PRESENÇA DE TODOS!
    TEMOS CERTEZA QUE SERÁ UMA ÓTIMA EXPERIÊNCIA!!!

    Abraços,

    Bárbara e Sara

    ResponderExcluir
  2. Pessoal, a Lucimar irá na sexta-feira e o Carlos na quinta!

    Quem mais vai???

    ResponderExcluir